Convivencia Vocacional entre as fases da Formação

Encontrar os irmãos que sentem no coração o chamado de Deus à Vida Religiosa Consagrada como Missionários do Sagrado Coração é sempre uma alegria e renovação de esperança. É sinal da vitalidade do Evangelho que segue a chamar em cada tempo os corações que se deixam cativar pelo amor do Coração de Jesus.

Os irmãos que estão no aspirantado, propedêutico e postulantado, partilharam em Florianópolis conosco, suas vidas, fé e a alegria desta entrega que cada um no seu tempo e no tempo de Deus, vai respondendo, confirmando, conformando, respondendo de novo e assim, atualizando o chamado. O esperar para comer juntos, rezar e partilhar é um aspecto muito gostoso da Vida Comunitária. Rezamos a memória dos fiéis falecidos, parentes queridos, os MSC que nos precederam, tantos homens e mulheres que tombam pelo Reino.

O testemunho dos confrades há mais tempo na caminhada: Bertrand, Getulio, Mauricio e os  leigos e leigas nos ajuda muito a descobrir a vontade de Deus. Subimos a montanha do Saquinho, encontramos Marli e Quirino, um café gostoso, uma conversa divertida e tantas pessoas indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz.

Coroamos esse encontro saindo em direção à terra da Beata Virgem e Mártir Albertina Berkenbrock, no povoado de São Luiz – Imaruí – SC. No caminho, rezamos, conversamos, observamos. A estrada de chão era convidativa para reclamações, mas também para reflexões. Muitas vezes queremos sempre o caminho mais fácil, a porta mais larga. Depois de muita poeira e o sentimento de estarmos quase perdidos,logo encontramos com o sinal da Cruz, iniciando a Via – Sacra. O percurso que Jesus fez a pé com a cruz, fizemos nós de carro, e ainda nos lamentando. Esse caminho nos questionou sobre a nossa comodidade. Depois de contarmos as estações, demos com a Capela do Martírio da Beata Albertina. Silêncio! Algo calou-se dentro de nós. Olhando a imagem que retrata o martírio da jovem que perdeu a vida, mas guardou a fé e os valores cristãos, era propicia uma reflexão: Por quem estamos perdendo a vida? A fé de Albertina nos impulsiona a uma entrega maior?

Saímos para o Memorial, depois ao Santuário onde o silêncio também nos questionou e nos fez calar. Um lugar singelo, simples e convidativo. Beata Albertina, exemplo de vida para nossos jovens, ajudai-nos a sermos Missionários do Coração de Jesus, mesmo que para isso seja preciso perder a vida.

Gratidão a Província que nos proporcionou essa bela vivência. 

  By Diácono José Maria Monteiro de Souza Filho (Zequinha)



"A convivência entre as casas de formação foi um 'monte' de profunda identificação à vida religiosa e fortalecimento ao carisma do Sagrado Coração"!     


  By Douglas Silveira


É muito bom sentir-se família. Viver a fraternidade sendo um só coração


  By Mateus Borodiak

"A convivência entre os formandos das casas de Formação em Florianópolis, foi uma experiência enriquecedora no sentido de partilha de vida, passeio, e vivencia comunitária. Viver, partilhar e dialogar são pilares fundamentais para que haja uma boa estadia e isso foi extremamente presente na convivência, na acolhida com alegria e empenho sobre tudo. Como membros da mesma congregação e unidos no mesmo carisma, foi vivido e preservado o que nosso fundador Pe. Julio Chevalier dizia: 'Em nossa Congregação ninguém é hospede causal, ninguém é estrangeiro; somos todos irmãos no único Coração de Cristo'".


  By Hendrykson Deny


"Se é verdade que a vida em comunidade é um grande desafio, não é menos verdade que ela é verdadeira escola de oração, de partilha e espaço de encontro com Deus".

 By Dominique Pierre

Algumas Fotinhas...