Cartas

Carta aos benfeitores - Novembro 2015

Data: 01/11/2015

“Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus!

Eternamente!”

Amados (as) Benfeitores (as)...

Novembro se anuncia e nós caminhamos nele sabendo que é o penúltimo mês do ano. Neste tempo revisamos a história a partir de duas realidades: dia 1º com Todos os Santos e dia 2 com os falecidos. São dois momentos importantes da nossa vida, aliás, são dois momentos especiais quando nossa caminhada vai se encerrando aqui na terra. Os dois momentos são de esperança: Vida e Comunhão Plena com Deus!

Os falecidos nós apresentamos a Deus como oferendas em suas mãos santas, que certamente os santificam também. Dizemos: Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno e a luz perpétua os ilumine.

Os vivos que permanecem na lida da vida continuam com a responsabilidade de viver construindo o bem. E vivê-la no rumo da santidade, pois esse é o caminho do Criador que nos deu a vida e de nós espera uma resposta de complemento. Daí que o dia primeiro de novembro lembra que antes de falecer vivemos a vida na santidade de Deus.

Sempre nas solenidades cantamos a ladainha de todos (as) os santos (as) de Deus. E cada um de nós sempre tem uma proximidade maior com um ou com outro. Ou como dizemos: sou mais devoto desse santo!

É muito bom que tenhamos devoção ou veneração por algum santo/santa. O que não podemos esquecer é que nós temos esta missão: Tornar-nos santos/santas de Deus! Quer dizer que cada um tem este compromisso pelo batismo de caminhar na santidade de Deus. Diz o evangelho: Sedes santos (as) como vosso Pai do céu é santo. Este é o nosso caminho!


Nesta caminhada quero lembrar que é a partir de nossa realidade humana que podemos nos tornar santos. Em nossa humanidade temos limites, fraquezas e falhas, mas isso não é impedimento para o caminho da santidade. Eu acredito que estes limites aparecem exatamente para que superemos e exercitemos o caminho da santidade. A direção deste caminho é Deus. Não importa se no caminho falhamos, importa sim, recomeçar e continuar andando na direção Dele.

Todos os santos e santas que conhecemos viveram seus limites humanos, e às vezes seus pecados, exatamente porque eram humanos. A fé em Deus os fez caminhar sem medo, com muita dor e sacrifício, mas sempre com esperança.

A santidade é uma graça de Deus e Ele dá a quem ele quer. Ser santo não é mérito dos humanos, mas, sim, graça de Deus. Por isso, benfeitores e benfeitoras de Deus, o convite que a vida nos faz é viver focado em Deus nosso Criador e deixar que a sua misericórdia surja em nossa vida. Em outras palavras é ser presença de Deus a partir de nossa vida humana.

 Foi assim que o Padre Júlio Chevalier entendeu a missão que deixou a todos os Missionários do Sagrado Coração (MSC), viver o amor de Deus e sentir-se por ele amado, e desta maneira levar a todo o mundo e em todos os lugares este amor misericordioso de Deus. E que Nossa Senhora do Sagrado Coração proteja a todos e todas!

 

Um abraço santo a cada um de vocês.

“No cuidado e encanto da vida”.

Getulio msc pe ar

Autor: Getulio Saggin MSC Pe Ar