Cartas

Carta aos benfeitores - Julho de 2017

Data: 06/07/2017

Amado seja por toda a parte o Sagrado
Coração de Jesus... Até na exclusão!

Queridos (as) Benfeitores(as),
Amados e amadas de Deus, que nos convida ao Bem!
Já passamos da metade do ano de 2017, o Ano Mariano no Brasil. E neste ano Mariano, no dia 08 de dezembro, Nossa Senhora do Sagrado Coração completará 163 anos de existência no coração da humanidade. Aquela mãe que recebemos ao pé da Cruz, quando Jesus de Nazaré disse: “Filho, eis aí tua mãe”. E o discípulo a levou para casa, cuidou dela e a amou como mãe. Esta primeira experiência vivida no coração de João ou da Comunidade permanece até hoje, aliás, Jesus mesmo disse: “O amor não morre”!

Esta mãe Maria foi amada também por Padre Júlio Chevalier. Um padre diocesano que experimentou de perto a misericórdia de Deus. Uma experiência de comunhão e de qualidade entre o coração de Deus e o coração humano. Daí aquela bonita conclusão: Jesus amou com um coração humano. Mostrando de perto como é o coração de Deus Pai. O Padre Júlio Chevalier encantado com a paixão de Deus pela humanidade e pelo mundo gerou a Congregação dos Missionários do Sagrado Coração. Esta gestação aconteceu em 1854 junto com Maria a Mãe de Jesus. Por isso ele eternizou esta presença do coração materno de Deus com o título de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Sua experiência mística (no mistério de Deus) deixou fluir do seu próprio coração este maravilhoso nome: Nossa Senhora do Sagrado Coração, a Mãe do coração! Na verdade neste nome temos a presença de Maria e de Jesus. Maria, que é Nossa Senhora e o Sagrado Coração de Jesus. A vocação do Padre Júlio Chevalier tem um rosto com duas faces, assim como é nosso rosto: duas faces. Não são duas caras. A cara é uma só, mas duas faces. Uma em cada lado do mesmo rosto: Ele viveu profundamente esta experiência e anunciou convidando mais gente para amar o Coração de Humano de Deus.

O Padre Júlio Chevalier assim escreveu em 1870: “Quando Deus quer uma obra, os obstáculos para Ele são meios; Ele zomba da sabedoria humana, desfaz suas previsões, chama à vida aquele que, segundo ela (a sabedoria humana) jamais devia ter nascido, desenvolve e fortifica na fecundidade o que ela havia condenado a morrer. A fundação e o desenvolvimento da pequena Sociedade dos Missionários do Sagrado Coração são uma prova desta verdade.

Jesus crucificado na Cruz deu sua mãe a nós no pé da Cruz. Isto significa que é para nós enfrentarmos os obstáculos da vida com a Mãe do Coração. E quando Deus quer uma obra os obstáculos, para Deus, são meios de chegar à meta. Um exemplo: Júlio Chevalier queria ser padre, mas não tinha nem dinheiro e nem estudos. Acreditou em Deus e encontrou benfeitores que lhe sustentaram, também nos estudos, e ele chegou à meta. Quando Deus quer... Acontece!

Feitores (as) do bem, coragem e fé, mesmo quando a casa quer desmoronar lembrem-se deste gesto de amor que Jesus nos deu: Além de dar a sua Vida nos deu sua mãe. Ele e Ela estão no meio de nós. O mês vocacional está chegando aí com a Novena dos Pais e das Vocações. Você e sua família estão convidados a participar desta novena enviando os nomes dos pais vivos e falecidos e os nomes dos vocacionados que você conhece. E, se você acredita que pode ajudar a formar novos missionários e tem condições neste momento envie também sua colaboração financeira. Desde já estamos em sintonia com você e agradecemos de coração.

“No cuidado e encanto da vida”
Getulio msc pe ar


Autor: Getulio Saggin, MSC Pe Ar