Cartas

Carta aos benfeitores - Setembro 2017

Data: 01/09/2017

Amado seja por toda a parte o Sagrado

Coração de Jesus! Eternamente!

 

Amados e amadas de Deus... Benfeitores e benfeitoras!

 

Mês de setembro é mês de primavera. É mês da Bíblia. É mês da pátria brasileira! Lembrando destas realidades me encontro novamente com vocês nesta carta aos benfeitores(as). Mas, inicialmente quero agradecer pelo carinho generoso de vocês nas contribuições que enviam e também nas orações sinceras de vocês pelas vocações. O padre Teodoro - MSC, já falecido, sempre dizia: “Se quisermos vocações precisamos rezar, rezar e rezar muito”.

 

Então, continuemos com a primavera. Prima vera é como se fosse o primeiro verão antes do verão. Aquele primeiro calor que vai dando chance de a vida florescer. Tempo das flores, perfumes, beleza e de um clima agradável de viver. Todos nós esperamos e merecemos a primavera. Inclusive quando alguém aniversaria se diz: Mais uma primavera! Falando da primavera em toda a natureza, lembro-me da natureza humana. Pois, estamos vivendo um tempo que parece mais de destruição do que florescimento. A ganância vai destruindo o planeta que é a nossa casa. A autossuficiência vai destruindo os valores fraternos. A tecnologia vai eliminando a sensibilidade e a solidariedade. Mesmo assim é necessário descobrir os pequenos brotos que vão surgindo nessa realidade. Voltar a sonhar com um mundo melhor. Crescer a esperança, a fé e a caridade.

 

Por que tudo isso? É para poder enfrentar e refazer a pátria brasileira. Ainda estamos no tempo de achar os que são culpados das coisas ruins. Parece que pensar diferente é errado. Por exemplo: Um jovem usa droga e logo se diz que ele é fraco e não tem caráter. Diante disso deveríamos nos perguntar por que ele usa drogas? Quem prepara esta droga? Quem ganha dinheiro com isso? O governo quer legalizar para ganhar os impostos, assim como outros países já fizeram isso.  Na verdade a pátria brasileira será refeita quando cada um assumir a responsabilidade que lhe toca. Enquanto ficarmos só reclamando não nascerá nada novo.

 

Onde entra a Bíblia, Palavra de Deus, nisso tudo? A Bíblia que é fonte de água viva que satisfaz a sede profunda do ser humano. Vamos ler no livro do Deuteronômio 4, 29-31: “Da tua terra destruída você buscará a Deus e, se o procurar, com todo o teu coração e com toda a tua alma, você o encontrará. Com o passar dos anos, todas estas coisas atingirão você. Mas você se voltará a Deus e obedecerá a sua voz, porque Deus é um Deus misericordioso: Ele não vai abandonar e destruir você, pois nunca se esquecerá da aliança que concluiu com seus pais”.

 

Veja só que bonito o jeito de Deus, que no meio da destruição escuta o seu povo, quando clama e pede socorro. No meio de tanta confusão Deus escuta. Ele tem ouvidos para escutar os gemidos mesmo quando o barulho se apresenta mais forte. Por isso, neste texto bíblico percebemos que a melhoria da terra depende da fidelidade humana à aliança com Deus. Ao fazermos a aliança com o dinheiro ou com interesses próprios, servindo a falsos deuses, estaremos ajudando a destruir a terra e a vida.  Mas se houver a conversão e, Deus ouvir a sinceridade de nossos gemidos, Ele virá em nosso socorro e nos dará a liberdade.

 

Ao finalizar esta carta quero sugerir que você leia o livro do Deuteronômio. É o 5º livro da Bíblia. Uma tarefa bem simples para este mês da Bíblia. E reze pelo nosso país, pela primavera, pelas vocações, enfim por todas as tuas intenções. Deus escuta, sim! Ele não é surdo!

 

Amados e amadas de Deus, que a benção divina do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, nos acompanhe em nossa vida diária.

Agradeço de coração sua vocação, suas orações e sua ajuda material.

Que Nossa Senhora do Sagrado Coração nos proteja sempre.

 

“Cuidando do encanto e da dor da vida”

Getulio msc pe ar

Autor: Getulio Saggin, MSC Pe ar