Cartas

Carta aos benfeitores - Março 2018

Data: 01/03/2018

Quaresma é tempo de rever Monstros e Anjos!

 

Amados (as) benfeitores (as)!

Neste mês partilho com vocês, estimados benfeitores (as), uns pensamentos que brotam deste tempo tão especial e desafiante que chamamos de Quaresma. De lá do deserto da Palestina onde Jesus vivia e se retirava muitas vezes é que vem este enfrentamento. No evangelho de Marcos 1, 13 diz: “No deserto, durante 40 dias, Jesus foi posto à prova por Satanás. E ele convivia com as feras, e os anjos o serviam”. Quaresma é tempo de confrontar-se consigo mesmo.

 

É necessário ter coragem para ir ao deserto. Lugar onde quase nada tem. Calor de dia e frio de noite. Poucas possibilidades de alimentação. Pequenos insetos. Um pouco de mel. Lugar de adentrar em si mesmo. Hora de ver de perto as feras que existem dentro de si. Estou lembrando uma história da onça. Certa vez uma onça começou a sentir-se incômoda no meio da selva e a sentir medo dos outros animais que via porque pareciam maiores que ela. Depois de um tempo resolveu ir ao médico. Após a consulta o doutor propôs uma cirurgia nos olhos para que visse melhor. Terminada a cirurgia ela começou a ver feras e monstros maiores que ela e mais perigosos que antes. Voltou ao médico e numa nova consulta o doutor se desculpou dizendo que havia tido um problema: Ao invés de arrumar os olhos para enxergar bem para fora de si, havia colocado os olhos voltados, para dentro de si mesma. E por isso ela via monstros maiores.

 

O deserto é um lugar onde posso ver de perto as feras que habitam dentro de mim e ver também os anjos que estão aí, pois na verdade o ser humano tem em si mesmo feras e anjos em sua vida. Várias vezes se escutam dizer: Fulana parece uma Jararaca! Fulano parece um cavalo! Que será isso a não serem as forças brutas internas que aparecem nos relacionamentos entre nós? E quando estes animais ficam maiores que o ser humano, quer dizer, maiores que os anjos, a violência estará solta e muitas vezes seguida de morte ou de desprezo total. Por isso a campanha da Fraternidade nos diz: Todos somos irmãos! Este é o convite: Não ser uma fera, mas SER IRMÃO.

 

Estimados benfeitores (as), continuo enviando a vocês o nosso abraço de Missionários do Sagrado Coração, que hoje existimos graças a Deus, à oração e ao esforço solidário de vocês. Sentimo-nos amados por vocês nesta convivência vocacional, pois acreditar na formação de novos Missionários do Sagrado Coração manifesta um compromisso com a Igreja e com a fé.

 

No mês passado faleceu o Bispo de União da Vitória Dom Agenor Girardi com 66 anos de idade. Ele era Missionário do Sagrado Coração e agora do céu ele intercede conosco para que o Senhor Deus envie mais operários para o seu Reino. Agradecemos a Deus a vida e o testemunho de Dom Agenor, que certamente é semente de novas vocações.

 

E a vocês, estimados benfeitores, pedimos a benção de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, e a proteção de Nossa Senhora do Sagrado Coração. São José, rogai por nós!

 

“No Serviço missionário Construindo o Reino de Deus”.

Pe Dirceu Lopes MSC

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC