Warning: session_start(): open(/tmp/sess_e83baqm02sl38omvg28grvva72, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/httpd/htdocs/misacobr/site_novo/vendor/zendframework/zend-session/src/SessionManager.php on line 109 Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/httpd/htdocs/misacobr/site_novo/vendor/zendframework/zend-session/src/SessionManager.php:109) in /home/httpd/htdocs/misacobr/site_novo/vendor/zendframework/zend-session/src/SessionManager.php on line 109 Misacor

Publicações

A Misericórdia de Deus nos leva à Missão - por José Maria (Zequinha) MSC


A Misericórdia de Deus nos leva à Missão.

 

            Vivenciamos um ano singular! Convidados pela Mãe Igreja a deixar que a Misericórdia de Deus Pai, Filho e Espírito Santo renove nosso coração, nossas relações e nosso compromisso com o Seu Reino.

            O olhar misericordioso de Jesus nas várias situações da vida dava-se sempre no caminho, na estrada. Onde esse coração pisasse era uma ocasião para amar. Os que a Ele acorriam estavam sempre em saída, em busca, a procura... Isso nos leva a concluir que Jesus, o missionário do Pai por excelência, revelou-nos uma boa noticia: Somos todos filhos muito amados, e por isso somos alcançados em nossa realidade concreta.

            O Prefácio da Oração Eucaristia VI - D, nos diz: “Vós nos destes vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Redentor. Ele sempre cheio de misericórdia pelos pequenos e pobres, doentes e pecadores, colocando-se ao lado dos perseguidos e marginalizados. Com a vida e a palavra anunciou ao mundo que sois Pai e cuidais de todos como filhos”. O modo de Jesus mostrar a face de Deus é com a Vida e a Palavra, assim, nada escapava ao seu olhar, por que estava em constante saída, itinerância.

            Nas inúmeras vezes que Jesus acolheu as pessoas e revelou a misericórdia do Pai pelo perdão dos pecados, observa-se uma restauração da dignidade filial e com isso, a capacidade de ser missionário como Ele.  Por isso o “VAI... A tua FÉ te salvou...”. O ato de ir, anunciar, dar testemunho aos demais é próprio de um coração agradecido.

Neste Ano Santo que se finda, mas continua vivo, tivemos a oportunidade de passar na Porta Santa de nossas Catedrais e Santuários, de vivenciar o Sacramento da Reconciliação com Deus e com os irmãos e certamente, como fruto de um coração agradecido, escutamos Jesus dizer: “Vai a tua fé de salvou”! Mediante esse abraço amoroso podemos nos dispor a entrar nas “Portas Santas” de tantos irmãos e irmãs, nos lugares que não imaginamos adentrar... “por que é muito diferente do que estamos acostumados, por que é feio, tem mau cheiro e muitas vezes não dá destaque”.

No próximo dia 20 o Papa fechará a Porta da Misericórdia em Roma, porém o pontífice ressalta que “A porta da caridade nunca se fecha, a misericórdia não tem fim”. É hora então de expressar em nossa vivência os frutos dessa caminhada e abrir outras portas, entrar por mais que seja difícil nas portas existenciais de nossa realidade concreta.

Pode ser a porta daquela comunidade mais simples de nossa paróquia, a porta de tantas pastorais que estão a minguar por falta de voluntários, a porta da Pastoral Social mais próxima de nós, da luta pela cidadania, da justiça e paz, na luta pela integridade da criação... Assim, como nos diz (e faz) o Papa Francisco: “Sermos uma Igreja em saída...” para colhermos os frutos desse Ano Santo da Misericórdia.  Amado Seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus. Eternamente.

 

Frei Zequinha – MSC*

*MSC professou os votos em 2013, atualmente cursa o 2º ano de Teologia na FACASC/ITESC em Florianópolis. 

Warning: session_write_close(): open(/tmp/sess_e83baqm02sl38omvg28grvva72, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/httpd/htdocs/misacobr/site_novo/vendor/zendframework/zend-session/src/SessionManager.php on line 207 Warning: session_write_close(): Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in /home/httpd/htdocs/misacobr/site_novo/vendor/zendframework/zend-session/src/SessionManager.php on line 207