Cartas

Carta aos benfeitores - Setembro 2016

Data: 01/09/2016

Amado seja por toda a parte o Sagrado

Coração de Jesus. Eternamente!

 

Amados e amadas benfeitores (as)!Novamente nos encontramos nesta página partilhando    um pouco do espírito que nos anima nesta Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus. Assim disse o Fundador Padre Júlio Chevalier: Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus. E nós acreditamos neste amor de Deus, cujo coração é o remédio para os males do mundo. Por isso, quero nesta página agradecer a sua existência como pessoa, cristão e benfeitor generoso no serviço de formar novos Missionários do Sagrado Coração através de nossos seminários, mas também quero lembrar neste mês de setembro a importância da Palavra de Deus para continuar anunciando este amor de Deus.

Na 2ª carta de São Paulo capítulo 3, versículo 3 (2Cor 3,3) está escrito assim: “EVIDENTEMENTE, SOIS UMA CARTA DE CRISTO, ENTREGUE AO NOSSO MINISTÉRIO, ESCRITA NÃO COM TINTA, MAS COM O ESPÍRITO DE DEUS VIVO, NÃO EM TÁBUAS DE PEDRA, MAS EM TÁBUAS DE CARNE, NOS CORAÇÕES!”

= A comunidade viva formada de pessoas é a nova escritura de Deus. Agora o papel passa em segundo plano. A capela, a Basílica, a Sinagoga, o Templo, o Santuário de qualquer religião passa em segundo lugar, porque são as pessoas vivas que formam a nova comunidade.

= A comunidade nova não é escrita com tinta na pedra, madeira ou papel, mas com o Espírito do Deus Vivo. Comunidade escrita com o Espírito de Deus. A tinta é o sangue, que é a essência da vida. O que faz o corpo estar vivo é o sangue.

= Não escrita em couro ou pedra como antigamente e nem escrita em papel ou no computador como hoje em dia, mas escrita na carne, quer dizer, nos corações. Escrita na vida de cada dia, escrita na lida diária, seja na alegria ou na tristeza.

= Este texto pode ser lido em conjunto com Êxodo 24, 12 onde diz: “Moisés suba na montanha que te darei as tábuas de pedra, onde aparecem as leis e os mandamentos que é para o povo viver melhor, disse Deus a Moisés”.  Já o texto do profeta Ezequiel 36,26, diz: “Dar-vos-ei um coração novo, porei no vosso íntimo um espírito novo, tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne”.

= Agora, a partir de Jesus, o amor de Deus, não se escreve com o pensamento e com letras, mas escrevemos com a vivência diária que acontece com nosso corpo e com nosso sangue, seja na família, na comunidade, no bairro, no campo ou na cidade. Na Eucaristia temos um resumo bem profundo quando Jesus diz: “Este é o meu corpo dado como alimento para vós. Este é o meu sangue da nova e eterna aliança derramado para vós”.

Neste mês de setembro convido você benfeitor (a), a olhar com carinho a Palavra de Deus e escrevê-la novamente com sua vida diária. Seja no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, em São Paulo, no Mato Grosso, em Minas Gerais, no Distrito Federal, no Piauí, na Bahia  ou em qualquer lugar de onde vem as orações e doações, que você soma na formação dos novos Missionários do Sagrado Coração.

Que o Sagrado Coração de Jesus continue sendo uma benção em sua vida e que Nossa Senhora do Sagrado Coração proteja a todos e todas.


“No Serviço Missionário Construindo o Reino de Deus”.

Pe Dirceu Lopes - msc

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC