Cartas

Carta aos benfeitores - Maio 2018

Data: 01/05/2018

Amados (as) benfeitores (as)!

Estamos no mês de maio recordando datas importantes como a libertação dos escravos (as) no Brasil; O dia 1 do Trabalho/Trabalhador (a); o dia 13 da Ascensão de Jesus aos céus e Dia das Mães; o dia 20 A vinda do Espírito Santo = Pentecostes; dia 27 Festa da Santíssima Trindade e festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração; dia 31 festa do Corpo e Sangue do Senhor.

De todas estas festas importantes quero recordar e partilhar com vocês a libertação dos Escravos e Escravas no Brasil e a festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Quando destaco estas duas festas, para vocês queridos benfeitores (as) não quer dizer que as outras não são importantes. Pelo contrário, cada uma tem a sua importância.

LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS E ESCRAVAS.

Para quem quer pensar um pouco parece que foi um favor que os ricos deram aos escravos e escravas. Não foi bem assim. Porque esta gente oprimida começou a reclamar a sua dignidade e a insistência foi tanta que eles e elas conseguiram. Ao menos foi promulgada a lei. Apesar, que a escravidão, infelizmente continua e por incrível que pareça ainda é mais pesada para os negros e negras: ganham menos salários, são mais presos e o racismo continua presente.

Hoje somos escravizados pelo consumismo, pois compramos coisas que não precisamos e achamos que faz parte da modernidade. Somos escravos do celular e da Internet e pensamos que assim somos modernos e atualizados.

Na verdade os atualizados são aqueles que procuram discernir o que Deus está pedindo a nós nestes tempos de hoje. Precisamos de liberdade, não para fazer o que queremos egoisticamente, mas para viver com dignidade de filhos e filhas de Deus.

FESTA DE NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO.  

No último final de semana de maio sempre acontece o encerramento da novena e a festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Lembra aquele canto que diz:

 

Nossa senhora do Sagrado Coração, eu quero ter um coração igual ao teu;

Acolhedor e cheio de amor e gratidão, para seguir o Filho que de ti nasceu. 

 

Quando se fala da festa desta padroeira tão querida queremos afirmar que Nossa Senhora é a mãe do Sagrado Coração. Por isso assim a chamamos: Mãe do coração! Ela é a mãe que nos ama mesmo quando nossa cabeça dura nos afasta do caminho de Deus. A mãe ama seu filho mesmo quando caído na droga ou na prisão, ou aquele filho rico e cheio da grana que só faz besteira na cidade na madrugada. A mãe sempre ama.

 

A Mãe do Coração é Mãe!

Isto significa que o dia das mães é uma boa oportunidade para elevar a situação da mãe e para ser solidária com ela. Além do presente, da flor ou da homenagem, por favor, renove seu compromisso para amá-la também como ela merece. Ajude-a ser ela mesma sendo você um colaborador desta que garante a nossa vida. Parabéns Mãe, Mainha, Mamãe, Manhê!

 

Que Nossa Senhora do Sagrado Coração vos proteja sempre e que o Sagrado Coração abra suas bênçãos à suas famílias. Rogai por nós!

 

“No Serviço missionário Construindo o Reino de Deus”.

Pe. Dirceu Lopes - msc

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC