Província de Curitiba
Até 1979, todos os integrantes da Região Belga eram MSC belgas. Com a Profissão Religiosa dos primeiros brasileiros, surgiu a questão jurídica do fato. Em diálogo com a Casa Geral, ficou decidido que seus votos seriam na Província de São Paulo. Como as vocações seguiam aumentando, a Região Belga começou a tratar o assunto de forma mais profunda e, em 1986, decidiu mudar o nome para Região Curitiba já que dela faziam parte também os brasileiros, mesmo tendo eles professado seus votos na Província de São Paulo.
A questão jurídica continuava sendo de difícil compreensão e o mesmo ocorria com os MSC brasileiros do Rio de Janeiro. Durante alguns anos pensou-se na possibilidade do Brasil se tornar uma Província com Distritos. Em 1995, em diálogo com representantes de diferentes grupos MSC do Brasil, ficou decidido que se pediria à Casa Geral a aprovação das Pró-Províncias de Curitiba e do Rio de Janeiro.
A Pró-Província do Rio de Janeiro foi erigida em 1996 e, no ano seguinte, o Pe. Bertrand De Vetter, então superior da Região Curitiba, levou a proposta para a Conferência Geral na República Dominicana, onde foi aprovada. Na festa da Imaculada, em 08 de dezembro de 1997, data muito importante para os MSC, foi inaugurada a Pró-Província de Curitiba. No ano seguinte, por ocasião do Jubileu de ouro da presença dos MSC belgas no sul do Brasil, foi celebrado o primeiro Capítulo Pró-Provincial, entre 18 e 22 de maio de 1998, em Francisco Beltrão. Com muita originalidade, nele foi inaugurado o Capítulo aberto e dele participaram todos os membros da nova Pró-Província.
Os principais estudos deste Capítulo foram a elaboração dos Estatutos da Pró-Província, a eleição do 1º Pró-Provincial, o preparo para o Capítulo Geral e a eleição dos delegados. Pe. Bertrand De Vetter foi eleito o 1º Pró-Provincial. A Pró-Província de Curitiba continua suas atividades normais, atuando através do trabalho missionário. Sua estrutura interna não sofreu muita alteração. Ela privilegia a comunidade, a espiritualidade, a formação, a partilha econômica, a preocupação em compartilhar o carisma com leigos e em se comprometer com a justiça, a paz e a integridade da Criação.
Foram criadas as comunidades locais de Mato Grosso, Sudoeste do Paraná e a de Curitiba onde, cada uma conta com um superior local. Na assembléia eletiva de maio de 2001, foi eleito um brasileiro como Pró-Provincial, sendo ele o Pe. Moacir Goulart de Figueredo. Em 4 de maio de 2007, a Pró-Província de Curitiba recebeu os padres Gabriel Galido e Reynante José, missionários MSC, oriundos da Pró-Província das Filipinas, que estão integrados, agora, ao grupo de missionários brasileiros nas suas atividades apostólicas. Pe. Getúlio Saggin foi eleito Pró-Provincial, em 8 de maio de 2007. A Pró-Província de Curitiba procura sempre tornar conhecido e amado, em toda parte, o Sagrado Coração de Jesus.