26º Capítulo Geral dos Missionários do Sagrado Coração
- Por Lucas Fonseca - 22/09/2023
ABERTURA DO 26 CAPÍTULO GERAL DOS MSC
Primeiro dia. 18 de setembro por Javier Trapero
O dia começou com a mesma fraternidade com que foi celebrada na véspera a Missa de Abertura do Capítulo Geral. A primeira sessão foi um momento de oração comunitária que aconteceu neste ambiente descontraído. Pe. Humberto Henriques, msc, tal como fez nas sessões online de preparação deste Capítulo Geral, lembrou-nos que o processo é uma oração contínua inspirada pelo Espírito Santo . Pe. Humberto conduziu a meditação de abertura com a recitação da oração do Capítulo Geral.
Nesta sessão de abertura, os assuntos formais do Capítulo foram promulgados. Pe. Abzalón Alvarado, msc, propôs os membros das diferentes comissões e solicitou a aprovação do Capítulo. Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade:
- Regulamento Interno para o funcionamento do Capítulo Geral.
- Nomeação de dirigentes.
- Facilitadores : Ir. Joe McKee FMS, Sra.
- Escrutinadores : Clement Sathish, Jenner Kihoulie, Daniel Paiva Martins
- Secretário Geral do Capítulo: Fernando Clemente e os demais membros do secretariado, Steve Boland, Alan Neville
- Tradutores simultâneos : Ir. Nicola Sprenger, msc, Ir. Régina Kahindo Bahwere SF, Sr. Nate Bacon e Celestin Bela MSC.
- Logística : Richard Suresh e Sra. Sophia Amante
- Liturgia : Pablo da O. Moura
- Decoração : Myke Decalos
- Comunicação : Sr. Jarvier Trapero
- Comitê Diretor : John Mulrooney, Michael Huber, Abzalón Alvarado, Fernando Clemente, Sra. Joe McKee, FMS.
Os membros das comissões foram então propostos e eleitos:
- Comissão Jurídica : Tim Brennan, Ton Zwart, James Espuerta
- Comissão de Redação : Carl Tranter, Stephen Hackett, Raymond Lièvre, Hugo Londoño
Na véspera, Abzalón disse que os presentes aqui foram eleitos em cada província pelos seus confrades como delegados. Somos uma Congregação e aqui está reunida uma pequena representação de uma grande comunidade fraterna . Portanto, a seguinte comissão tem uma importância especial porque tem como missão promover um ambiente fraterno, amigo e familiar.
- Comissão 'Gaudeamus' : Richard Kim, Jommy Burgos, Yvon Banackissa, Luis Carlos.
Chris Chaplin, msc, explicou como as sessões utilizariam diferentes documentos para serem exibidos nas diferentes telas da Sala do Capítulo e como o site do Capítulo pode ser acessado como ferramenta de trabalho .
Durante o Capítulo os facilitadores nos ajudarão a começar a aprofundar o processo de discernimento . Joe e Frances propuseram uma reflexão pessoal e depois em grupo sobre a experiência da sabedoria comunitária. Estamos numa mudança de época, num tempo de sinodalidade e de trabalhar a partir da sabedoria comunitária. Além disso, é um momento de ouvir o que o Espírito Santo nos diz . Ouvir é uma atitude que deve dominar tudo o que fazemos nestes dias. Outra atitude é partilhar uns com os outros o que ouvimos e respeitar o que os outros confrades propõem. Tudo isso leva ao caminho do Ego ao Eco . A oração é essencial em todo o processo, conectando-se com o Espírito de Deus e estando unido ao Coração de Jesus .
Para promover esta atmosfera de oração, momentos de oração comunitária acontecerão todas as manhãs , começando no espaço de adoração da Sala Capitular e depois passando para pequenos grupos comunitários de partilha de sabedoria mais tarde em salas menores. Pe. Chris explicou como esses momentos de oração são organizados em grupos.
Isto concluiu a sessão da manhã.
À tarde, os facilitadores, Joe McKee e Frances Heery, conduziram uma sessão de internalização e conscientização do que este Capítulo significa para cada um dos capitulares pessoalmente e para todo o MSC .
No final da sessão, Frances falou sobre o modelo VUCA (Volatilidade – Incerteza – Complexidade – Ambiguidade), uma visão de sociedade que podemos combater e reverter como cristãos, mudando o significado da sigla VUCA pelos conceitos (Visão – Compreensão – Compaixão – Audácia ).
O dia foi encerrado com uma missa presidida pelo Pe. Daniel Auguié.